Início > Associados > APORMED > Código de Ética

OPCs certificados

GetDone Veranatura  LOGOTIPO DIVENTOS preto
GETDONE Veranatura Diventos - Congressos e Eventos
Jan 16, 2019 - Jan 15, 2021 Nov 28, 2018 - Nov 27, 2020 Jan 10, 2019 - Jan 9, 2021
     
Logo Meeting Point Logo Xarm  
Meeting Point XARM  
Mai 16, 2019 - Mai 15, 2021 Abr 23, 2019 - Abr 22, 2021  

Processo de certificação

No seguimento da adoção do novo Código de Ética da indústria dos dispositivos médicos a nível europeu, os organizadores profissionais de conferências (OPCs) podem candidatar-se ao selo ético da Ethical MedTech, entidade que certifica os OPCs que se comprometam a respeitar as novas regras em vigor, nomeadamente no que diz respeito à organização de eventos.

Em Portugal, a Apormed concede igualmente um selo ético aos OPCs que tenham completado o processo de certificação da Ethical Charter, e que simultaneamente tenham frequentado uma sessão de formação ministrada pela Apormed, tendo desta forma tomado conhecimento do enquadramento legal e outros aspetos específicos a Portugal.

Note-se que as agências de viagens não se podem candidatar a este selo.

Enquadramento

A APORMED é uma associação que representa os interesses dos fabricantes/distribuidores nacionais de dispositivos médicos.

A APORMED entende que a colocação no mercado de dispositivos médicos de alta qualidade associada a uma equivalente prestação de serviços, são fatores que podem contribuir de forma significativa para a segurança e o bem-estar dos doentes e para a melhoria dos cuidados de saúde.

Os associados da APORMED reconhecem que o cumprimento da legislação e dos regulamentos vigentes aplicáveis à atividade, bem como a adesão a princípios éticos, constituem não só uma obrigação, como também um passo importante para que os objetivos atrás mencionados sejam atingidos, reforçando assim a reputação e o prestígio das empresas de dispositivos médicos, no sentido da promoção de elevados padrões de competitividade, de qualidade e de boas práticas comerciais.

O novo Código de Ética da APORMED, com entrada a vigor a 1 de julho de 2018, baseia-se no novo Código de Ética Europeu, promovido pela MedTech Europe, associação europeia que representa as empresas de dispositivos médicos e de dispositivos para diagnóstico in vitro, da qual a APORMED é associada de longa data.

Este novo código de ética reforça o compromisso com os mais elevados princípios éticos de boas práticas comerciais e pretende promover uma maior transparência e garantir a independência entre as empresas do setor do dispositivo médico, os profissionais e as instituições de saúde.

Das principais inovações introduzidas por este Código destacam-se a proibição de patrocínio direto aos profissionais de saúde em eventos organizados por terceiros e as obrigações reforçadas de transparência que, no caso português, serão asseguradas pelo cumprimento do Decreto-Lei nº 5/2017 de 6 de janeiro. É de salientar ainda um novo capítulo que estabelece critérios detalhados para a organização de eventos, seja pelas empresas associadas, seja pelos organizadores de eventos.

Imprensa Área dos Associados

Assessoria de Imprensa

Para efeitos de assessoria de imprensa, por favor contactar LPM Comunicação:


Hermínio Santos - (+351) 925 606 430

Ana Santos - (+351) 927 413 078

 

botao-links-uteis-2