Dívida Hospitalar

A APORMED, através do seu Grupo de Trabalho dedicado a este assunto, monitoriza a evolução da dívida dos hospitais do SNS e respetivos prazos de pagamento, às empresas de dispositivos médicos.

Portugal Continental

 Dívida do SNS Julho 22

 PMR do SNS Julho 2022

Síntese

Em 2021 voltou a verificar-se a tendência negativa da dívida dos hospitais do SNS às empresas fornecedoras de dispositivos médicos.

Efetivamente, a periodicidade dos pagamentos foi muito reduzida ou até nula na maioria dos meses, tendo-se verificado um agravamento da dívida ao longo do ano, sendo somente atenuado em duas ocasiões, no Verão e no final do ano, devido à libertação de verbas especiais.

Este défice de periodicidade de mensal dos pagamentos prejudica as empresas que operam no setor, causando sérios problemas de tesouraria e retirando-lhes oportunidades de investimento.

Importa destacar que a redução verificada no início de 2022 resulta do facto dos pagamentos por parte das entidades do SNS terem ocorrido nos últimos dias de 2021 e, por este motivo, a redução da dívida repercutiu-se significativamente durante o mês de janeiro.

 

Informações

Contactos Apormed

Email: apormed@apormed.pt
Telefone: (+351) 21 351 0690
   

Assessoria de Imprensa

Para efeitos de assessoria de imprensa, por favor contactar a Miligrama Comunicação em Saúde:

Andreia Garcia: (+351) 919 947 896
andreiagarcia@miligrama.com.pt

Catarina Seixas: (+351) 961 894 908
catarinaseixas@miligrama.com.pt