Início > Comunicados de Imprensa > APORMED representa 70 por cento do mercado dos dispositivos médicos auditivos

APORMED representa 70 por cento do mercado dos dispositivos médicos auditivos

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) representa um grupo de empresas que atuam no setor dos dispositivos médicos auditivos, que no total, correspondem a 70 por cento do mercado nacional.

 “Agradecemos a confiança das empresas na nossa atuação e faremos todos os esforços no sentido de ir ao encontro das necessidades e desafios deste setor. As nossas prioridades imediatas são a revisão e a tradução da norma europeia, bem como a clarificação da entidade responsável pela tutela da dispensa dos dispositivos auditivos. Constituímos também um grupo de trabalho específico para este setor o que permitirá dar uma resposta mais célere às principais questões em destaque”, explica João Gonçalves, Secretário-Geral da APORMED.

E acrescenta: “Reconhecemos que o setor dos dispositivos médicos auditivos tem um impacto bastante significativo no nosso país e estamos confiantes que em breve estaremos em condições de representar a maioria das restantes empresas que atuam neste setor.”

O volume de negócios do setor dos dispositivos médicos auditivos está estimado em 75 milhões de euros, com crescimento anual entre 5 a 6 por cento. Este setor emprega, em Portugal, cerca de 1.000 trabalhadores.

As empresas que atuam neste setor apostam fortemente na inovação, de tal modo que é hoje possível afirmar que praticamente todos os tipos de deficiências auditivas de caráter irreversível podem ser reabilitados, desde o grau ligeiro, profundo e total. Os processadores auditivos, quase invisíveis, têm hoje capacidades de cálculo semelhantes à de qualquer computador e capacidades de análise e processamento automático da fala e da envolvente sonora, adaptando-se de forma automática às diferentes situações acústicas envolventes.