Início > Comunicados de Imprensa > Inovação em dispositivos médicos impulsiona eficiência na saúde

Inovação em dispositivos médicos impulsiona eficiência na saúde

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) participou na iniciativa “e-Health Summer Week”, promovida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, no dia 29 de junho, pelas 11 horas, no Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.

 “Pretendemos, com a nossa participação, aumentar o reconhecimento sobre a inovação dos dispositivos médicos na área da arritmologia, cardiologia de intervenção e otimização de bloco operatório. A inovação no setor dos dispositivos médicos não está apenas a melhorar os equipamentos, está a melhorar a forma como os cuidados de saúde são prestados, tornando os sistemas de saúde mais eficientes e sustentáveis”, diz João Gonçalves, Secretário-Geral da APORMED.

A “e-Health Summer Week” tem os objetivos de partilhar experiências e promover o debate sobre diversas temáticas no âmbito do eHealth, concretamente sobre os novos desafios da Telemedicina, as recentes Inovações na área do Mobile - APPs da Saúde, Segurança dos dados de Saúde e Serviços de Saúde Transfronteiriços, bem como inovação, informação para o utente e literacia em saúde. A presença na iniciativa é gratuita.

As empresas de dispositivos médicos contribuem para a sustentabilidade dos sistemas de saúde, colocando no mercado dispositivos inovadores, fruto de investimentos elevados em investigação e desenvolvimento, que através de uma maior eficiência dos procedimentos e consequentemente da melhor e mais rápida recuperação dos doentes, permitem obter ganhos em saúde. Esta indústria, a nível europeu regista mais de 500 mil produtos, conta com mais de 25 mil empresas e emprega cerca de 575 mil pessoas.