Início > Comunicados de Imprensa > 7º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica

7º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica

Especialistas querem compras "inteligentes" no setor da saúde

O 7º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica decorre no próximo dia 10 de Dezembro, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico. A sessão de abertura será presidida pelo Presidente do Tribunal de Contas.


Esta iniciativa tem como objetivo promover o debate sobre o impacto das novas diretivas no quadro legal e nos mercados públicos eletrónicos de Portugal. O setor da saúde será um dos focos em destaque, na sessão que decorre pelas 14h30.

"A contratação pública de bens e serviços corresponde hoje a um mercado que vale mais de 16% do PIB em Portugal e que vive processos de transformação importantes visando aumentar a transparência, a competitividade e a qualidade do que é adquirido. Estes desafios são especialmente importantes para o setor das tecnologias da saúde atendendo à crescente influência dos meios tecnológicos na oferta dos cuidados médicos e às vastas dinâmicas de inovação e melhoria tecnológicas", explica Luis Valadares Tavares, presidente do Observatório de Prospectiva da Engenharia e Tecnologia.

E acrescenta: "Portugal é exemplo pioneiro na União Europeia de sistemas de contratação eletrónica e de modelos de avaliação de propostas evitando a tentação do preço mínimo pelo que é especialmente importante a realização do 7º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica cujas conclusões irão ser apresentadas ao Governo de modo a contribuir para a melhor transposição das diretivas europeias e do aperfeiçoamento do quadro legal português. Neste congresso será dada especial atenção à contratação de dispositivos médicos tendo em conta as perspetivas de todos os atores envolvidos."

O 7º Congresso Nacional da Contratação Pública Electrónica é uma iniciativa promovida em parceria com o Observatório de Prospectiva da Engenharia e Tecnologia (OPET), Associação Portuguesa dos Mercados Públicos (APMEP) e Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED).

Para mais informações e programa completo consulte: http://www.opet.pt/

Imprensa Área dos Associados

Assessoria de Imprensa

Para efeitos de assessoria de imprensa, por favor contactar LPM Comunicação:


Hermínio Santos - (+351) 925 606 430

Ana Santos - (+351) 927 413 078

 

botao-links-uteis-2