Uma lufada de ar fresco no tratamento da asma

Imagine o que é estar com dificuldade em respirar e tentar não entrar em pânico. Quem vive com asma sabe bem como é uma crise de asma. Já passou por isso várias vezes: um aperto no peito, pieira, tosse, dificuldade em respirar. A experiência diz-lhe que a crise irá passar, mas isso não torna as coisas mais fáceis.

Milhões de europeus, e em especial um número crescente de crianças, vive com asma e com a ameaça iminente de uma crise de asma. Mas não tem de ser assim1. A asma pode ser controlada por bastante tempo combinando a medicação com tecnologias que ajudam a monitorizar a forma como os doentes lidam com a doença.

pdfVer mais

Ver para além das queimaduras

Sofreu uma queimadura. A dor é intensa e começa a interrogar-se quais serão os danos a longo prazo. Necessitará de cirurgia? Ficará com cicatrizes? Para responder a estas perguntas, é essencial avaliar a profundidade da queimadura. As estimativas iniciais dos médicos estão corretas em cerca de dois terços dos casos, o que significa que algumas pessoas são operadas sem realmente necessitarem, enquanto outras acabam por esperar mais tempo do que seria necessário pela intervenção. Mas uma nova tecnologia inteligente pode mudar essa situação.

pdfVer mais

Uma visão do futuro

Começa a pouco e pouco. Por vezes, a sua visão fica um pouco enevoada, como se fosse uma mancha nos óculos mas que não se consegue limpar. Quando conduz à noite, as luzes dos veículos que vêm no sentido oposto parecem demasiado brilhantes. A pouco e pouco a névoa agrava-se até que já é difícil conseguir ver de forma clara. Já não consegue ler e conduzir torna-se impossível. Em breve, corre o risco de deixar de conseguir ser uma pessoa autónoma.

pdfVer mais

Últimas notícias sobre a regeneração óssea

Uma simples escorregadela e ficou com o cotovelo fraturado. Deveria ter consolidado no espaço de algumas semanas, mas está a demorar mais tempo do que previsto. É bastante doloroso – e além disso é inconveniente e acarreta custos. Tem de regressar ao trabalho, precisa de poder voltar a conduzir, cozinhar e brincar com os seus filhos. A cicatrização leva o seu tempo, mas a tecnologia pode ajudar.

pdfVer mais

Tratar problemas de coração

Inicialmente pensava que era apenas azia, mas quando a dor se espalhou para o braço, chamou uma ambulância. "Tem doença coronária", disse o médico. Aquelas palavras arrastaram consigo medo e muitas perguntas. Sabe que são más notícias, mas não sabe o que vai acontecer a seguir. Será que vai ter um ataque cardíaco? Será que medicação ou uma operação podem resolver o problema? A tecnologia pode ajudar o seu médico a decidir qual a melhor opção para si.

pdfVer mais

Trabalhar a partir de casa hoje

Já lá vai o tempo em que os doentes com insuficiência renal tinham apenas duas opções: transplante renal ou diálise várias vezes por semana. Mesmo para quem é elegível para transplante, a unidade de diálise torna-se uma necessidade enquanto se aguarda um órgão compatível. Esta situação está a mudar com cada vez mais doentes a fazerem diálise em casa e à hora em que lhe é mais conveniente.

pdfVer mais

Login Associados