Início > Setor Dispositivos Médicos > O Setor > Avaliação de Tecnologias para a Saúde

Avaliação de Tecnologias para a Saúde

A economia da saúde analisa quanto vale monetariamente qualquer tipo de cuidados de saúde prestados. Tendo em conta a reduzida disponibilidade de recursos dos sistemas de saúde, a economia da saúde pode ajudar a informar e a melhorar a alocação desses recursos para produzir o melhor resultado; em resumo, como prestar rentáveis cuidados de saúde. A economia da saúde é uma abordagem valiosa para tomar decisões informadas sobre que cuidados de saúde devem ser comprados e quais os preços que são aceitáveis.

Contudo, a economia da saúde nunca poderá ser uma ciência exata. Há um elevado número de parâmetros que necessitam de ser considerados; não é assim tão simples como olhar para o custo de uma tecnologia de saúde específica e decidir se é ou não demasiado cara. Qualquer avaliação real dos cuidados de saúde necessita de olhar não apenas para o custo, mas para os benefícios obtidos, o paciente, os sistemas de saúde, a sociedade e a economia em geral.

Por exemplo, alguém que se submete a uma substituição da articulação com uma cirurgia minimamente invasiva pode exigir instrumentos mais dispendiosos e técnicas mais avançadas do que uma abordagem invasiva. Menos tempo de internamento é poupança imediata, porque são menos cuidados especializados e um menor risco de infeções e complicações. A capacidade de voltar ao trabalho mais cedo proporciona também um benefício económico e existem também benefícios subjetivos, tal como a melhoria da qualidade de vida.

A Avaliação das Tecnologias para a Saúde é cada vez mais eleita como a melhor maneira para fazer apreciações económicas. Tais avaliações examinam os elementos de custo, eficácia, e benefícios para os pacientes juntamente com a comparação com as outras tecnologias disponíveis. Embora estes sejam parâmetros válidos, têm que ser equilibrados com uma apreciação holística dos benefícios obtidos; caso contrário o valor real das inovações tecnológicas não será totalmente reconhecido e tomado em consideração.

Link: http://www.eucomed.be/key-themes/health-economic-issues

Imprensa Área dos Associados

Ver Agenda

Login Associados

 

botao-links-uteis-2