Início > Setor Dispositivos Médicos > O Setor > Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A sociedade atual está consciente do impacto ambiental e como tal, todas as indústrias necessitam de assegurar que a sua pegada ambiental é de impacto reduzido e tão "verde" quanto possível; o sector da Tecnologia Médica não é exceção.

A Diretiva Resíduos de Equipamento Elétrico e Eletrónico (WEEE) é uma diretiva europeia que regula a eliminação do desperdício elétrico e do equipamento eletrónico (e-waste). A diretiva foi criada para lidar com os riscos ambientais e de saúde decorrentes de um desperdício elétrico e equipamento eletrónico (e-waste) inadequadamente tratados.

A Diretiva Restrição de Substâncias Perigosas restringe o uso de seis substâncias perigosas específicas relativas a equipamento elétrico e eletrónico de forma a prevenir a libertação das substâncias no ambiente quer durante o seu uso quer no "fim da sua vida". Muitos dispositivos médicos elétricos devem ser abrangidos pelo âmbito da diretiva, por exemplo, bombas de infusão, incubadoras de bebés. Isto poderá exigir alguma reformulação dos dispositivos e um sistema que assegure que os componentes adquiridos estão compatíveis com a diretiva.

O Registo, Avaliação e Autorização dos Produtos Químicos (REACH) diz respeito à produção e uso de substâncias químicas e aos seus impactos potenciais na saúde humana e no ambiente. O principal objetivo do REACH é controlar a exposição humana e a libertação dos químicos e das substâncias no ambiente, e assegurar que aqueles que colocam os químicos e as substâncias no mercado da União Europeia compreendem as consequências das substâncias que estão a libertar e asseguram o nível adequado de controlo.

Imprensa Área dos Associados

 

botao-links-uteis-2